Dez encontros online para transformar/deslocar nossa perspectiva sobre a vida cotidiana

As Lentes Filosóficas são propostas de aprendizagem e exercício da filosofia em comunidade. Difere de um curso porque não é um conteúdo programado de conhecimentos a ser “transmitido”. Uma comunidade de aprendizagem, para nós, é um banquete sem prato principal predefinido. A partir de algo posto em comum, vamos refletir, conversar, interagir e criar juntos, experimentando o pensamento e a sensibilidade de modos inusitados, abrindo nosso horizonte para povoá-lo com mais seres, objetos, relações, personagens, perguntas e paisagens. A vida filosófica, quando praticada em comunidade, nos enriquece e nos lembra daquilo que há de mais interessante em nós mesmas(os).

Lentes Filosóficas 

Lentes Filosóficas 

Lentes Filosóficas 

Lentes Filosóficas 

Lentes Filosóficas 

Lentes Filosóficas 

Nosso convite

O que é realmente necessário para se ser feliz? O que, afinal, é uma vida significativa? E se a nossa vida não valer mais que a de uma mosca? E se levássemos a sério o fato de que estamos morrendo todos os dias? E se não houver paraíso? O que fazer quando as ilusões desmoronam?

Apresentando: a filosofia!

Não, essa palavra não tem a ver com o que uns velhinhos barbudos faziam há dois milênios lá longe, na Grécia. A filosofia está aqui, em nós, nesse exato momento: está no modo como vivemos nossas vidas, no modo como nos relacionamos com nós mesmos, com os outros e com tudo que existe!

Não precisa ter lido Platão, Descartes, Espinosa, Hegel e companhia. Basta uma atitude de espírito aberta e uma curiosidade sedenta. Um pouco de irreverência também ajuda.

Se você carrega consigo mais perguntas do que respostas, se você tem uma pulga atrás da orelha com o que te falam desde criança sobre amor, felicidade e trabalho… se você tem uma leve intuição de que existem outros modos de se viver essa maravilhosa e enigmática vida.
Vamos juntas(os) nos aventurar no pensamento! 

Esperamos que possamos nos encontrar!

Como funciona ?

Serão dez encontros online, pela plataforma zoom, sendo que, antes de cada encontro, será compartilhado um material de leitura – uma “lente filosófica“- com sugestões de músicas, vídeos e práticas.

Encontros semanais

Os encontros semanais são oportunidades de troca e de partilha das práticas de investigação do cotidiano. Também são espaços para praticar a fala implicada, para exercitar a escuta, para acolher e ser acolhida(o) e para abrir-se à experiência do outro.

Lentes e exercícios filosóficos

Sim, vamos pensar! Mas por onde começar? Por nós, oras!

  • Na parte I, Ética – vamos investigar o nosso modo de vida individual e social
  • Na parte II, Estética – vamos aprofundar as relações com a nossa própria pele, experimentar o nosso corpo, descobrir o que ele pode, abrir-nos à experiência
  • Na parte III, Aterrissagem – a ideia é combinarmos todas essas reflexões com uma pergunta simples: “Como criar as condições para a vida que desejamos?”
https://www.youtube.com/watch?v=0H_jmG6wUAc